Graduação em Ciências Contábeis

Sobre o Curso

O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, no processo pedagógico de formação de seus profissionais, deverá desenvolver um conjunto de competências e garantir o domínio de conteúdos que se articulam para a formação de um determinado perfil do egresso. São as competências desenvolvidas com base em determinados conteúdos que vão configurar o perfil do profissional desejado, garantindo a identidade da categoria profissional.

Reconhecimento renovado pela PORTARIA Nº 181, DE 23 DE JUNHO DE 2020

Mensalidades: 👉 R$ 977,97

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A sociedade contemporânea, fortemente marcada pela evolução das atividades econômicas, sobretudo na última década do século XXI, exige novos padrões de competividade que alinhados a uma reorientação do mercado consumidor, refletem as mudanças ocorridas na base do processo produtivo, impulsionados pelos avanços tecnológicos e por mudanças na organização social e nos processos de trabalho.

Nesse contexto, o trabalho repetitivo, prescrito, é substituído por um trabalho em que é preciso diagnosticar, prevenir, antecipar, decidir e interferir, em relação a uma dada situação concreta de trabalho. A natureza deste tipo de trabalho reveste-se da imprevisibilidade das situações, nas quais os bacharéis em Ciências Contábeis precisam fazer escolhas e opções cotidianamente, ampliando-se as operações cognitivas envolvidas nas atividades.

Tais características do trabalho nos setores em que vigoram os novos conceitos de produção, com uso da tecnologia informacional e mudanças organizacionais, tornam questionáveis noções como qualificação para o posto de trabalho ou qualificação para o emprego. O trabalho já não pode mais ser pensado a partir da perspectiva de um determinado posto, mas de grupos de ocupações, que podem e devem ser consolidados a partir de um conjunto de competências, que se traduzem em habilidades e atitudes.

O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da FAP, está sistematizado segundo os critérios da investigação científica e do apoio às discussões, produções e execuções de propostas que oportunizem a formação do profissional e o capacite a participar conscientemente da evolução do mundo moderno, capaz de fazer uso de novas tecnologias e gerir de forma autônoma e empreendedora o seu processo de formação profissional.

Nesse sentido, a formação do Contador é caracterizada pela produção de conhecimentos relacionados à capacidade de criar, investigar, tomar decisões e empreender, para responder às demandas das instituições, utilizando estrategicamente os recursos informacionais.

Tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Resolução CNE/CES Nº 10/2004 de 16/12/2004, o Curso de Ciências Contábeis pautar-se-á nos seguintes princípios:

  • Articulação e integralização entre teoria e prática;

  • A interdisciplinaridade;

  • Contextualização;

  • Flexibilidade;

  • Articulação entre as diferentes esferas da formação e da práxis;

  • O aluno como sujeito ativo do processo de construção e reconstrução do conhecimento.

A atuação do Contador deve compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização, contemplando também, a responsabilidade social como agente de mudança no contexto no qual está inserido.

Norteados pelos princípios que articulam e integralizam teoria e prática, e pelos eixos de interdisciplinaridade, contextualização e articulação, que interrelacionam a formação e a prática do bacharel como construtor e reconstrutor do conhecimento, o Curso de Ciências Contábeis está metodologicamente pautado na construção do conhecimento, contextualizando, articulando e integralizando as teorias e as práticas em diferentes linguagens, tecnologias e conteúdos historicamente constituídos, compreendendo o aluno como sujeito ativo desse processo.

Nessa proposta, a interdisciplinaridade, constitui-se em um desafio capaz de superar a cultura escolar rígida e fragmentada, que de modo geral, está presente no currículo do Curso de Ciências Contábeis e que justapõe as disciplinas básicas, específicas e profissionais para trabalhá-las de forma sistemática, integrada.

A flexibilidade é um princípio que se reflete na construção dos currículos em diferentes perspectivas: na eliminação da rigidez estrutural do curso, na organização dos tempos e espaços e no tratamento dos conteúdos.

A dinamização da organização curricular será de forma flexível, voltada para o aprofundamento de conhecimentos específicos, identificados como significativos na realidade social e educacional, e que atendam aos interesses dos alunos. Além disso, deve valer-se das diversas tecnologias da informação e da comunicação, como possibilidade de desenvolver no cotidiano do curso os conteúdos das diferentes disciplinas e, ainda, diversificar os espaços educacionais, sem perder de vista o contexto sócio-político e econômico global.

A formação do profissional bacharel em Ciências Contábeis deverá pautar-se em um referencial teórico-prático necessário ao domínio de conhecimentos na área, considerando como prioridade, o contexto sócio-político e econômico global dos últimos anos, a partir de um trabalho didático-acadêmico que possibilite desenvolver a contabilidade em conformidade com as normas nacionais e internacionais para atender as demandas do mercado.

 

O aluno do Curso de Ciências Contábeis terá uma formação humanística e técnica voltada para o desenvolvimento de uma consciência cultural e crítico-valorativa, a respeito das atividades pertinentes ao seu campo profissional, que o capacitem para o pleno domínio das responsabilidades funcionais, envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas.

O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, no processo pedagógico de formação de seus profissionais, deverá desenvolver um conjunto de competências e garantir o domínio de conteúdos que se articulam para a formação de um determinado perfil do egresso. São as competências desenvolvidas com base em determinados conteúdos que vão configurar o perfil do profissional desejado, garantindo a identidade da categoria profissional.

Sua atuação consiste na capacidade de desenvolver, analisar e implementar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, exercendo com ética as atribuições e prerrogativas previstas pela legislação vigente. Para tanto, deve utilizar raciocínio lógico para análise e solução de problemas, a elaboração de relatórios empresariais de natureza econômico-financeira; para assimilar novas informações e tecnologias, e apresentar flexibilidade intelectual e adaptabilidade no trato de situações diversas, presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação.

A sociedade atual exige um profissional consciente de suas responsabilidades, visando à obtenção de conhecimentos fundamentais para um trabalho coletivo e articulado com diversas áreas do saber e, com outros profissionais, evidenciando o domínio de habilidades e competências inter e multidisciplinar, adequado às mudanças e exigências da ciência e da tecnologia.

 Nesse sentido, para a consolidação desse perfil do Contador, o curso pretende formar os seus profissionais, qualificados e com ética profissional para o mundo do trabalho com vistas à melhoria dos processos de captação de dados, geração e disseminação de informações contábeis.

A organização curricular do curso contempla os conteúdos que revelam inter-relações com o cenário econômico e financeiro, nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada, de modo a proporcionar a harmonização das normas e padrões internacionais de contabilidade, em conformidade com a formação exigida pela Organização Mundial do Comércio e pelas peculiaridades das organizações governamentais, observado o perfil definido para o formando, distribuídos nos seguintes campos interligados de formação:

Conteúdos de Formação Básica: estudos relacionados com outras áreas do conhecimento, sobretudo Administração, Economia, Direito, Métodos Quantitativos, Matemática e Estatística;

Conteúdos de Formação Profissional: estudos específicos atinentes às Teorias da Contabilidade, incluindo as noções das atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não-governamentais, de auditorias, perícias, arbitragens e controladoria, com suas aplicações peculiares ao setor público e privado;

Conteúdos de Formação Teórico-Prática: Estágio Curricular Supervisionado, Atividades  Complementares,  Estudos  Independentes,  Conteúdos  Optativos,  Prática  em Laboratório de Informática,  utilizando softwares atualizados para Contabilidade.

Matriz Curricular Atual

O coordenador do curso de Ciências Contábeis  da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), Prof. Rodolfo Francisco Soares Nunes é Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão, mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão. Especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista nas áreas de Auditoria, Contabilidade Internacional, Logística Internacional e Didática, Concepções e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Metropolitana (2020). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão (2017) e Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Atenas Maranhense (2010), com CRC/MA 11384/O. Foi professor Substituto na Universidade Federal do Maranhão no Departamento de Economia (UFMA-DECON) e Professor Substituto na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA-DDEC). Participante do Grupo de Estudos em Economia Política e História Econômica (GEEPHE) com projeto de pesquisa: Formação e Expansão da Zona do Euro sob a Égide da Mundialização do Capitalismo. Bolsista (Iniciação Científica) – PIBIC/FAPEMA (2016-2017) Bolsista CAPES – Mestrado (2018-2020).

Prof. Rodolfo Francisco
 

O atual corpo docente do Curso de Ciências Contábeis da FAP é formado por
professores em regime de trabalho parcial e integral. Esse regime é compreendido
como um dos pilares de sustentação do Projeto Pedagógico e condição para o
atendimento das demandas do Curso e de alunos em relação às atividades de ensino,
iniciação a pesquisa, extensão, bem como, a participação nos colegiados do Curso e
da Faculdade. A dedicação exclusiva poderá ser flexibilizada se outros regimes forem
mais adequados para viabilizar o atendimento à demanda de determinadas áreas de
especialidade e perfis dos professores.

ANDREA MENDONÇA DA SILVA BASTOS

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Administração;
Especialização em Gestão Pública;
Especialização em Planejamento Tributário Gestão e Auditoria Tributária;
Especialização em Microbiologia Clínica;
Graduação em Ciências Contábeis;
Graduação em Administração;
Graduação em Farmácia.

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Administração

REGIME DE TRABALHO
Parcial

CÂNDIDA HELENA LOPES ALVES

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Doutorado em Neuropsicologia;
Mestrado em Psicologia da Saúde;
Mestrado em Neuropsicologia Clínica;
Graduação em Psicologia Clínica.

TITULAÇÃO
Nível: Doutorado
Área:
Neuropsicologia

REGIME DE TRABALHO
Parcial

DIWLAY BACELAR MARINHO

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Educação;
Especialização em Literatura e
Ensino;
Especialização em Docência do
Ensino Superior;
Graduação em Pedagogia;
Graduação em Geografia;
Graduação em Letras.

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Educação

REGIME DE TRABALHO
Integral

EDILANA WASNEY VIEIRA

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço
Especialização em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental
Graduação em Geografia

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Geografia

REGIME DE TRABALHO
Parcial

EDUARDO ANDRADE RIBEIRO

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Especialização em MBA em Direito Tributário, Compliance e Auditoria Digital;
Graduação em Ciências Contábeis.​

TITULAÇÃO
Nível: Especialização
Área: Direito Tributário, Compliance e Auditoria Digital

REGIME DE TRABALHO
Integral

ERICA AMARAL LIBERATO

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Ciências Contábeis e Administração;
Especialização em Docência no Ensino Superior; Especialização em Gestão e Contabilidade Pública;
Especialização em Administração Financeira e Econômica;
Graduação em Ciências Contábeis;
Graduação em Administração.

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Ciências Contábeis e Administração

REGIME DE TRABALHO
Parcial

GILSON BENEDITO FERREIRA LAGO

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Administração;
Especialização em MBA em Gestão Escolar;
Especialização em Controladoria;
Especialização em Didática Universitária;
Graduação em Ciências Contábeis.

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Administração

REGIME DE TRABALHO
Integral

IVANDRO DE SOUZA COELHO

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Doutorado em Educação
Mestrado em Educação
Especialização em Língua Portuguesa
Especialização em Formação de Docente de Ensino Médio e Profissional
Graduação em Pedagogia
Graduação em Jornalismo

TITULAÇÃO
Nível: Doutorado
Área: Educação

REGIME DE TRABALHO
Parcial

JOANDERSON MARQUES SILVA

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Agronomia
Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho
Graduação em Administração
Graduação em Agronomia

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Agronomia

REGIME DE TRABALHO
Integral

JORDÂNIA ARAÚJO DE MENESES RIBEIRO

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática;
Especialização em Docência no Ensino Superior;
Especialização em Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o
Mundo do Trabalho;
Graduação em Ciências Biológicas.

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Ciências e Matemática

REGIME DE TRABALHO
Integral

LUCIANA RAILZA CUNHA ALVES

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Doutorado em Antropologia
Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia
Graduação em Ciências Sociais

TITULAÇÃO
Nível: Doutorado
Área: Antropologia

REGIME DE TRABALHO
Integral

MÁRCIO ANDRÉ MAGALHÃES SOARES

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Educação
Especialização em Direito do Consumidor e Novas Tecnologias
Especialização Direito Digital
Graduação em Letras

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Educação

REGIME DE TRABALHO
Integral

PAULO ROBERTO CORREIA SOUSA

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico;
Especialização em Gestão Pública;
Graduação em Ciências Contábeis;
Graduação em Ciências Econômicas.

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Desenvolvimento Socioeconômico

REGIME DE TRABALHO
Integral

RODOLFO FRANCISCO SOARES NUNES

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico;
Especialização em Gestão em Organizações do Terceiro Setor e
Projetos Sociais;
Especialização em Finanças corporativas: Equity, Growth e Mergers and Acquisitions;
Especialização em Auditoria;
Especialização em Didática, Concepções e Práticas Pedagógicas;
Especialização em Logística Internacional;
Especialização em Contabilidade Internacional;
Especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário;
Graduação em Ciências Econômicas;
Graduação em Ciências Contábeis.

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Desenvolvimento Socioeconômico

REGIME DE TRABALHO
Integral

RODRIGO LIMA DE ANDRADE

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Especialização em Qualidade e Produtividade;
Graduação em Ciências Contábeis;
Graduação em Administração.

TITULAÇÃO
Nível: Especialização
Área: Qualidade e Produtividade

REGIME DE TRABALHO
Integral

WESLLEY AGUIAR CHAVES

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado profissional em Direito e Afirmação de Vulneráveis;
Graduação em Teologia;
Graduação em Direito.

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Direito

REGIME DE TRABALHO
Integral

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) integra a estrutura da Gestão Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem, é um órgão de natureza consultiva e de assessoramento, corresponsável pelo processo de concepção, elaboração, implantação, atualização, avaliação contínua e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) na forma das legislações vigentes, das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso e das normas regulamentadoras específicas e próprias da Instituição.

Composição do Núcleo Docente Estruturante (NDE):

ANDREA MENDONÇA DA SILVA BASTOS

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Administração;
Especialização em Gestão Pública;
Especialização em Planejamento Tributário Gestão e Auditoria Tributária;
Especialização em Microbiologia Clínica;
Graduação em Ciências Contábeis;
Graduação em Administração;
Graduação em Farmácia.

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Administração

REGIME DE TRABALHO
Parcial

ERICA AMARAL LIBERATO

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Ciências Contábeis e Administração;
Especialização em Docência no Ensino Superior; Especialização em Gestão e Contabilidade Pública;
Especialização em Administração Financeira e Econômica;
Graduação em Ciências Contábeis;
Graduação em Administração.

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Ciências Contábeis e Administração

REGIME DE TRABALHO
Parcial

JOANDERSON MARQUES SILVA

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Agronomia
Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho
Graduação em Administração
Graduação em Agronomia

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Agronomia

REGIME DE TRABALHO
Integral

GILSON BENEDITO FERREIRA LAGO

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Administração;
Especialização em MBA em Gestão Escolar;
Especialização em Controladoria;
Especialização em Didática Universitária;
Graduação em Ciências Contábeis.

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Administração

REGIME DE TRABALHO
Integral

RODOLFO FRANCISCO SOARES NUNES

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico;
Especialização em Gestão em Organizações do Terceiro Setor e
Projetos Sociais;
Especialização em Finanças corporativas: Equity, Growth e Mergers and Acquisitions;
Especialização em Auditoria;
Especialização em Didática, Concepções e Práticas Pedagógicas;
Especialização em Logística Internacional;
Especialização em Contabilidade Internacional;
Especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário;
Graduação em Ciências Econômicas;
Graduação em Ciências Contábeis.

TITULAÇÃO
Nível: Mestrado
Área: Desenvolvimento Socioeconômico

REGIME DE TRABALHO
Integral