O curso tem o currículo voltado para a articulação da teoria e prática da docência, o que permite qualificar profissionais para o ensino da língua materna e língua inglesa nos níveis fundamental e médio, assim como em cursos de idiomas. Embora o licenciado esteja habilitado na área do magistério, o campo de trabalho não está restrito à sala de aula. Pode atuar, por exemplo, como revisor, crítico literário ou consultor.
HABILITAÇÃO: Português/Inglês e Respectivas Literaturas
Reconhecimento renovado pela Portaria Nº 916, de 27 de dezembro de 2018
Nossa maior chancela de qualidade são os nossos alunos. Descubra o que eles têm a dizer sobre a experiência de estudar aqui.
Sou profundamente grata à Faculdade do Baixo Parnaíba-FAP, instituição que marcou de forma inesquecível minha trajetória pessoal e profissional. Ingressei nesta casa em 2013, cheia de sonhos e expectativas, e foi aqui que encontrei muito mais do que conhecimento acadêmico, encontrei acolhimento, incentivo e pessoas que acreditaram em mim.
Concluir a graduação em Pedagogia em 2016 foi uma conquista imensa, mas o maior presente veio em 2017, quando tive a oportunidade de retornar à Instituição, agora como colaboradora. Desde então, vivo diariamente a alegria de contribuir com o mesmo espaço que me formou e que continua me inspirando a crescer.
Meu coração se enche de gratidão à Diretora de Ensino, professora Nony Braga, por sua confiança, exemplo e sensibilidade. Sua orientação e generosidade foram fundamentais para que eu acreditasse ainda mais no poder transformador da educação.
A FAP é, para mim, mais do que uma Instituição de ensino, é um lar de aprendizado, afeto e realizações. Levo comigo cada ensinamento, cada sorriso e cada oportunidade que recebi. Que minha caminhada continue refletindo o amor, o compromisso e o orgulho de fazer parte dessa história.
Com carinho e eterna gratidão,
Jéssica Teixeira Silva
Estudar Administração na FAP foi um divisor de águas na minha carreira. A instituição me proporcionou uma formação espetacular, com professores qualificados e uma visão prática da gestão, área na qual sempre me interessei. Hoje, pouco menos de um ano após concluir o curso, já coordeno o setor de Recursos Humanos da empresa onde trabalho, com pouco mais de 100 colaboradores. Todo esse crescimento é fruto do aprendizado, das experiências e da base que construí na FAP.
Marcos Zayrão Leres Pinheiro
Graduação em Administração
Excelência acadêmica.
Corpo docente com experiência acadêmica e prática.
Validação pelo MEC.
Aulas presenciais e online.
Aulas interativas, estudos de caso e debates.
O Curso de Licenciatura em Letras coloca-se, portanto, na perspectiva de formador de profissionais que devem ter como base de sua formação a capacidade de pensar e usar, de forma consciente e crítica, expressões verbais e outras linguagens em seus contextos referenciais e teóricos de modo a desempenhar o “papel de professor na figura de orientador que deverá responder não apenas pelo ensino de conteúdos programáticos, mas também pela qualidade da formação do aluno” (Parecer CNE/CES nº492/01).
No caso do Curso de Letras, o desenvolvimento das competências profissionais dos discentes dar-se-á com fundamento nos seguintes eixos norteadores ou princípios que permearão toda a organização curricular:
Eixo articulador dos diferentes âmbitos de conhecimento profissional.
Eixo articulador da interação da comunicação, bem como do desenvolvimento da autonomia intelectual e profissional.
Eixo articulador entre disciplinaridade e interdisciplinaridade.
Eixo articulador de formação comum com a formação específica.
Eixo articulador dos conhecimentos a serem ensinados e dos conhecimentos filosóficos, educacionais e pedagógicos que fundamentam a prática educativa.
Eixo articulador das dimensões teóricas e práticas.
O Curso de Letras, licenciatura, habilitação Português e Inglês e respectivas Literaturas deve proporcionar ao futuro docente o domínio da língua materna e da língua inglesa como referencial para uma prática pedagógica comprometida com a construção da cidadania. Assim, nas situações de ensino de língua, a mediação do docente se torna fundamentalmente importante para o desenvolvimento das competências e habilidades exigidas pelo mundo do trabalho. Cabe a ele organizar atividades de modo a tornar possível o estabelecimento das relações entre a linguagem e o mundo social.
A formação do docente em língua portuguesa, inglesa e respectivas literaturas deverá possibilitar, portanto, o atendimento, tanto das demandas requeridas pela moderna sociedade, quanto das necessidades de condição cidadã dos sujeitos que formam essa sociedade. Para isso, o docente deve estar preparado para desenvolver em sala de aula um trabalho que objetiva a sistematização da linguagem interiorizada pelo discente incentivando sua verbalização e o domínio de outras formas de uso da língua utilizadas em outros contextos sociais.
A FAP ao implantar o Curso de Letras, licenciatura, habilitação Português e Inglês e respectivas Literaturas propõe-se a formar profissionais interculturalmente capazes de manusear, de forma crítica, com as linguagens, considerando os seguintes aspectos:
Satisfazer as exigências da sociedade contemporânea no que diz respeito à sua atuação no mundo do trabalho;
Manusear as diferentes linguagens, sobretudo nos contextos oral e escrito, de forma a assimilar dialeticamente os valores culturais;
Considerar a língua como uma pluralidade de variações sociais, regionais, estilísticas, dentre outras, para desenvolverem um trabalho pedagógico pautado nos princípios e valores estéticos, políticos e éticos que um profissional deve possuir;
Saber utilizar estratégias de solução de problemas e as novas tecnologias, no contexto da diversidade/heterogeneidade do conhecimento, com vistas a atender às novas demandas sociais;
Estar apto a promover a articulação intrínseca entre o ensino, a pesquisa e a extensão de modo a compreender sua formação profissional como um processo contínuo, autônomo e permanente.
Portanto, os profissionais devem se fundamentar num referencial teórico-prático de ensino de línguas necessário ao desempenho da prática educativa na educação básica de forma eficiente e eficaz, favorecendo, assim, a prática da reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários à luz de diferentes teorias, e o trabalho deve estar comprometido com a prática investigativa, com a produção e difusão do saber sistematizado e com a formação do cidadão, capacitando-o, dessa forma, a participar conscientemente da evolução do mundo atual.
O curso funciona nos turno diurno e noturno, em regime semestral, com 100 (cem) vagas anual ou 50 (cinquenta) semestral, conforme Portaria Ministerial Nº 916 de 27 de dezembro de 2018, com carga horária total de 3.760 (três mil, setecentos e sessenta) horas, equivalentes a 156 (cento e cinquenta e seis) créditos, distribuídos em campos interligados de formação de acordo com a Resolução CNE/CES nº 18/02 do, que institui as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras. O prazo de integralização curricular corresponde ao tempo mínimo de 4 anos, equivalendo a 8 semestres e de no máximo 6 anos, equivalendo a 12 semestres.
A coordenadora do curso de Letras da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), Prof.ª Ma. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC; onde participa da linha de pesquisa: Linguagem e Experiência Intercultural na Educação. Graduada em Letras – Língua Portuguesa, Inglês e suas respectivas literaturas, pela Faculdade do Baixo Parnaíba – FAP (2012 – 2015). Atualmente é professora – Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IEMA e na Faculdade do Baixo Parnaíba -FAP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Pós- graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Baixo Parnaíba – FAP (2016 – 2018) e graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2017-2020). Graduada em Pedagogia pela Faculdade do Baixo Parnaíba – FAP (2017 – 2021) e Pós-graduada em Literatura e Ensino pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. E-mail:diwlay@mx2.unisc.br

Mensalidade a partir de:
R$ R$ 488,99
(valor com bolsa institucional de 50% aplicada
– poucas vagas disponíveis)
Nossos alunos têm acesso a milhares de ebooks indispensáveis para formação profissional e recomendados por instituições de ensino em uma plataforma de livros digitais que aprimora a experiência de leitura.
Pesquisa com IA
Leitura em voz alta
Legibilidade e
acessibilidade
Interatividade e
personalização
Consulte aqui o cadastro da Instituição do Sistema e-MEC