Graduação em Fisioterapia
Sobre o Curso
No curso de Fisioterapia oferecido, os estudantes adquirem habilidades para tratar e prevenir doenças e lesões dos músculos e ossos por meio da aplicação de técnicas e exercícios. Além disso, são capacitados para diagnosticar doenças decorrentes de acidentes ou má postura, e aplicar terapias que visam restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente.
Reconhecimento renovado pela PORTARIA Nº 1.117, de 23 de dezembro de 2022
Mensalidades: 👉 R$ 1.064,64
Saiba mais
A formação na área da Fisioterapia deve viabilizar a apreensão e compreensão de saberes teórico-metodológica, éticos e políticos para o exercício das atividades profissionais do Fisioterapeuta como requisitos essenciais para o atendimento à saúde da comunidade na qual é integrante, sobretudo, em suas especificidades, demandas sociais, prevenção e conscientização dos cuidados com a saúde, o bem estar dos cidadãos, o papel social da profissão no âmbito local, regional, nacional e internacional e no enfrentamento destas questões em espaços públicos e privados.
Nesta perspectiva, no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação de Bacharelado em Fisioterapia, a competência é entendida como o conjunto dos recursos e saberes científicos mobilizados para o agir, principalmente, porque as “[…] competências tratam sempre de alguma forma de atuação, existindo apenas ‘em situação’ e, portanto, não podem ser aprendidas unicamente no plano teórico, nem no estritamente prático […]” (BRASIL, 2001).
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia instigam reflexões de natureza teórico-metodológica, que se caracterizam por uma nova qualidade no interior do debate profissional. A partir delas, surgem também produções teóricas e debates públicos em termos de refletir sobre as suas consequências práticas no plano da formação profissional. A qualidade exigida nessa lógica curricular impulsiona para a reflexão sobre os conteúdos essenciais das Ciências Sociais e Humanas, Biológicas e da Saúde, Conhecimentos Biotecnológicos e Conhecimentos Fisioterapêuticos, qualificando o Fisioterapeuta para o exercício da profissão, incorporando novos conceitos e exigindo novos olhares.
Nesse caso, as mudanças no mundo do trabalho e as novas configurações da sociedade contemporânea em suas políticas de assistência à saúde, são imperativas na exigência de um novo perfil de profissional e, consequentemente, de formação profissional, que responda aos novos processos de trabalho e às novas demandas sociais, cujo conhecimento se alimenta e se reconstrói a partir de uma prática social significativa que pressupõe uma sólida formação teórica, compreendendo que:
A Fisioterapia se particulariza nas relações sociais de produção e reprodução da vida social como uma profissão interventiva, cujo objeto se delineia a partir das manifestações da questão saúde social assistida;
A relação da Fisioterapia com a questão de saúde – matéria prima da intervenção do Fisioterapeuta – é mediatizada por processos sócios históricos e teóricos metodológicos inerentes ao seu processo de trabalho;
O agravamento da questão da saúde, a partir do processo de reestruturação produtiva no Brasil e da implementação do projeto neoliberal, impõe mudanças no campo de ação da saúde e da Fisioterapia;
O processo de trabalho do Fisioterapeuta é determinado pelas configurações estruturais e conjunturais da questão social da saúde e pelas formas históricas que o seu enfrentamento conforma, através das políticas e lutas sociais área e da categoria.
Entende-se que é necessário assegurar, na formação do profissional de Fisioterapia, a sistematização e o aprofundamento de conceitos, saberes e relações expressas nas e pelos eixos de conteúdos essenciais que compõem os componentes curriculares.
O Curso de Graduação de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade do Baixo Parnaíba considera que os desenhos e os recortes sistêmicos, estruturais e conjunturais da realidade social emergente, devem ser observados no processo de formação profissional, tendo em vista que, tanto o Estado, como município, os profissionais e a comunidade tem, historicamente, na área da saúde, seus maiores desafios e enfrentamentos. Sendo assim, a FAP propõe que a formação do Fisioterapeuta tenha a expertise técnico-científica, acadêmica e ética, considerando as habilidades propositivas e as particularidades da profissão e corresponda às demandas da área da saúde e da Fisioterapia.
A FAP, ao implantar o Curso de Bacharelado em Fisioterapia, conforme Art. 3º e 5º da Resolução CNE /CES Nº 4 de 19 de fevereiro de 2002, tem como perfil do formando egresso, profissionais reflexivos capazes de analisar, investigar e agir sob as diferentes manifestações e demandas que requer a área da saúde e da fisioterapia, assim como, planejar, implementar e avaliar as políticas, planos, programas e projetos, constituindo-se:
Fisioterapeuta, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual;
O Fisioterapeuta deverá ter visão ampla e global de seus saberes e fazeres, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade;
Profissional capaz de assumir o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, como objeto de estudo, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação;
Profissional que corresponde às demandas sociais e históricas dos usuários dos serviços da saúde, respeitando e comprometendo-se com os valores e princípios norteadores do Código de Ética dos Profissionais de Fisioterapia.
Os profissionais da área da saúde devem estar fundamentados em referenciais teórico-práticos, necessário ao desempenho da prática profissional nos organismos público e privado, de forma competente, favorecendo, assim, a prática da reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos sócio-históricos e metodológicos, à luz de diferentes teorias.
Dessa forma, o trabalho estará comprometido com a prática investigativa, com a produção e difusão do saber sistematizado e com a formação do cidadão. Dotando-o de capacidades para agir conscientemente da evolução do mundo contemporâneo.
O coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), José Diniz da Silva Filho, é Bacharel em Fisioterapia pela Universidade CEUMA do Maranhão (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC- RS (2021); Doutor em acupuntura por exame clínico pela Shandong University of Traditional Chinese Medicine-China; Acupunturista pelo CEATA-São Paulo, Pós- graduado em Acupuntura pela Faculdade CIEPH- Santa Catarina e INCISA – Minas Gerais. Possui aperfeiçoamento em Acupuntura Bioenergética pela Universidade de Santiago de Compostela -Espanha. Tem experiência clínica na área de Acupuntura, Diretor e docente do Centro de Terapias Orientais- CTO – São Luís-MA; Professor Universitário da Faculdade do Baixo Parnaíba – FAP – Chapadinha – MA.
LP1CFI – P esquisa em Neuromecânica Aplicada: Estudo em
Fisiologia do Exercício, Reabilitação, Exercício e Movimento e
Fisioterapia Respiratória
LP2CFI – Pesquisa em Fisiologia Humana, Ergonomia e
Envelhecimento